Os transtornos de desenvolvimento, ou distúrbios de neurodesenvolvimento, são problemas neurológicos que podem causar uma série de disfunções.
Por isso, muitos pais de crianças que apresentam esses transtornos acabam criando muitas dúvidas e receios em relação ao assunto.
Então, para clarificar esse assunto, hoje vou explicar o que são transtornos de desenvolvimento e quais são os principais, além de falar também sobre opções de tratamento para o mesmo.
Como psicóloga especializada nessa área, é sempre muito importante espalhar informações coerentes e verdadeiras sobre o assunto.
Portanto, antes de começar, se você tem interesse em saber mais sobre isso, acesse meus últimos conteúdos aqui no blog.
O que são transtornos de desenvolvimento?
Então, na verdade, “transtorno de desenvolvimento”, é uma denominação para os distúrbios que afetam o neurodesenvolvimento.
Ou seja, os transtornos de desenvolvimento englobam problemas neurológicos que podem interferir na formação de habilidades específicas, ou de um conjunto de habilidades.
Portanto, um transtorno de neurodesenvolvimento pode envolver disfunções ligadas ao aprendizado, atenção, memória, linguagem, interação social, coordenação motora, entre outras habilidades.
Normalmente, esses transtornos começam a ser manifestados e percebidos ainda muito cedo na infância, por isso a importância de um diagnóstico precoce.
Além disso, é importante lembrar também que existem diversos níveis nos quais o transtorno pode atuar, partindo de distúrbios mais leves aos que podem ser um grande impeditivo na vida de um ser humano.
Levando isso em conta, também é interessante saber que uma pessoa pode apresentar mais de um transtorno de desenvolvimento, ou mais um transtorno de comportamento.
Quais são os transtornos de desenvolvimento?
De acordo com a quinta edição do Manual de Diagnósticos e Estatístico de Transtornos Mentais, esses transtornos se dividem em 5 grandes grupos.
São eles:
- Transtornos de Desenvolvimento Intelectual;
- Transtornos de Comunicação;
- Transtorno do Espectro Autista;
- Déficit de Atenção / Transtorno de Hiperatividade;
- Transtornos Motores.
Portanto, a partir desses grupos, é possível citar alguns transtornos específicos, como, por exemplo:
- TDAH;
- TEA;
- Dislexia;
- Síndrome de Rett.
Então, para que você entenda um pouco melhor sobre isso, vou falar um pouco sobre cada um desses transtornos, continue lendo!
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Em primeiro lugar, vamos falar sobre o TDAH, que levanta muitas controvérsias, pois algumas pessoas acreditam que seja um distúrbio de comportamento, e não de desenvolvimento.
Mas, o fato é que o TDAH é sim um distúrbio de desenvolvimento.
Esse transtorno é mais comum em meninos, afetando de 5% a 8% das crianças no mundo, e apesar de ser diagnosticado com mais facilidade na infância, o TDAH também afeta adultos.
Os principais sintomas desse transtorno giram em torno da dificuldade de concentração e a hiperatividade.
Mas esse transtorno tem, sim, tratamento, realizado por meio de medicamentos e terapias comportamentais.
Transtorno do Espectro Autista

Esse é o assunto que mais abordo por aqui, então você pode encontrar muitos conteúdos sobre aqui no blog.
Mas, para resumir, o TEA é um transtorno de desenvolvimento que varia amplamente, de acordo com sintomas diferenciados e o nível em que eles se apresentam.
Além disso, uma grande questão sobre o TEA é que ele pode englobar diversas categorias dos transtornos de desenvolvimento.
Todas essas características dão ao Transtorno do Espectro Autista uma categoria própria e complexa.
Por isso, é importante contar com bons profissionais quando falamos em tratamento. Uma das opções para tratar esse transtorno é a Terapia ABA, na qual somos especialistas aqui no Instituto Meiriane Azeredo.
Dislexia
A dislexia se tornou mais conhecida recentemente pela série fantasiosa Percy Jackson, na qual o personagem principal apresenta sintomas do transtorno.
Entre os principais sintomas podemos citar o atraso no desenvolvimento da fala, dificuldade para pronunciar e ler palavras, e dificuldade de memorização.
Para tratar esse transtorno é comum utilizar abordagens educacionais e sensoriais, ajudando o paciente a construir fonéticas, sendo muito comum a necessidade de um fonoaudiólogo.
Síndrome de Rett
Por fim, incluí nessa lista um transtorno raro e pouco falado.
A Síndrome de Rett é um transtorno que ocorre exclusivamente em meninas, e os sintomas se apresentam aos poucos.
Em muitos casos, os sintomas podem ser parecidos com o do TEA, então, a Síndrome de Rett precisa de muita atenção para ser diagnosticada corretamente.
E embora sejam parecidos, essa síndrome não tem nenhuma relação com o autismo, apesar de que seja possível ser uma pessoa com autismo e ter a Síndrome de Rett.
Mas, assim como os outros transtornos, essa Síndrome também pode ser tratada com abordagens comportamentais, tendo grandes chances de sucesso na melhora dos sintomas.
Concluindo…
Agora que você já compreende melhor o que são os Transtornos de Desenvolvimento, será mais fácil identificar sinais, facilitando a intervenção precoce.
Nesses casos, é muito importante lembrar a importância do diagnóstico precoce, assim, a criança pode apresentar mais chance de sucesso com o tratamento a longo prazo.
Se você busca mais conteúdos sérios sobre esse assunto, continue acompanhando o blog!
Meiriane Azeredo – CRP RS 07/26129