Conheça mais nossas especialidades

Entenda melhor sobre como funciona o trabalho do Instituto.

Terapia ABA

A Intervenção Comportamental é uma Prática Baseada em Evidências (PBE) para crianças com Autismo (NAC, 2015) e envolve modificações nos eventos antecedentes e subsequentes. 

Dentro da ABA, podem ser utilizadas diversas metodologias de ensino, as quais deverão ser selecionadas de maneira personalizada para cada indivíduo.

Nosso objetivo é estruturar um planejamento personalizado para cada criança, baseado em suas necessidades específicas, projetando os níveis de melhora na qualidade de vida do paciente com o andamento da Terapia ABA.

Terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitiva-Comportamental é uma abordagem feita a partir da colaboração entre terapeuta e paciente.

Muitas vezes, indivíduos com TEA podem sentir dificuldades em entender alguns desconfortos e ansiedades, principalmente crianças.

A terapia pode ajudar a identificar o que causa esses desconfortos e ansiedades, e a lidar melhor com diferentes cenários.

Nutrição no
TEA

De maneira geral, as crianças com desenvolvimento típico ou atípico podem apresentar dificuldades relacionadas à alimentação.

Em caso afirmativo, a avaliação e a intervenção de uma equipe interdisciplinar composta também por nutricionistas é de extrema relevância. 

Por isso, nós também disponibilizamos essa abordagem de tratamento aqui no Instituto.

Psicopedagogia

O ensino de habilidades acadêmicas é relevante para todos os indivíduos.

Porém, algumas crianças e adolescentes podem apresentar dificuldades ou lentidão em desenvolver estes comportamentos.

O Psicopedagogo é o profissional que poderá identificar e solucionar problemas relacionados à aprendizagem. 

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é uma área que atua nos distúrbios da comunicação humana, como linguagem, fala, expressões faciais, alterações vocais, escrita, leitura e processamento auditivo.

Bem como funcionalidades de mastigação e deglutição em crianças com transtorno do neurodesenvolvimento.

Os indivíduos com TEA podem apresentar atrasos significativos nessas áreas de maneira isolada ou concomitante, por isso, também realizamos a intervenção terapêutica fonoaudiológica.

Perguntas Frequentes

A carga horária será estabelecida pelo avaliador, após uma avaliação comportamental. Somente após, será possível direcionar a terapia para a carga horária que a criança tem disponível.

Depende o caso. Há vários protocolos, e ele só pode ser selecionado de acordo com algumas características já previamente identificadas na criança.

Você vai receber orientações que lhe ajudarão a manejar e ensinar comportamentos. É de extrema importância que você saiba como fazer, pois seu filho passa a maior parte do tempo com você e é necessário que o treinamento dele ocorra de maneira sistemática, ou seja, tenha um padrão.

Toda intervenção deve ter um objetivo. Primeiramente, o coordenador/supervisor irá conversar com a fono para entender sua demanda e assim, propor auxílio, se precisar. O aplicador tem suas funções a cumprir, e é função do coordenador/supervisior treinar demais membros se assim precisarem.

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