Cada vez mais o autismo tem se tornado foco de debates, até mesmo pelo aumento do número de diagnósticos nos últimos anos. Com isso, até mesmo o universo do cinema e das séries começou a trabalhar em projetos como filmes sobre autismo e séries também.
Certamente, nem tudo que é retratado nesses filmes e séries é um retrato fiel de como é ser ou conviver com alguém que faz parte do espectro.
Porém, é uma boa forma de ao menos dar visibilidade sobre o assunto e fazer com que as pessoas busquem entender o que é, como funciona e como podem ajudar.
Então, separamos hoje 6 filmes e séries sobre autistas para você conhecer. Já separa a pipoca para dar o play depois de ler o nosso texto.
Aproveite e leia também: Sinais precoces do autismo.
Atypical
Não poderíamos começar esse conteúdo sem falar sobre uma das melhores séries sobre autismo que temos hoje, a série Atypical.
Já falamos sobre ela em outro texto aqui do nosso blog, mas é sempre bom relembrar.
Atypical é uma série da Netflix, que retrata a vida de Sam, um menino com autismo que está entrando na fase da adolescência.
Com isso, ele passa por diversas dificuldades, como a de fazer amigos na escola, de entender como são os relacionamentos amorosos e até mesmo na relação familiar.
Assim, ao longo da série você vai acompanhar todo esse caminho de Sam, que busca por mais independência, enquanto enfrenta esses dilemas.
Ela é uma série de comédia, mas que traz muitos pontos importantes para refletirmos.
O retrato da série sobre as características do autismo é bem próximo da realidade, como com o hiperfoco, comportamentos repetitivos, dificuldades sociais, etc.
The Good Doctor
Seguindo ainda com as séries, há também uma bastante famosa que é The Good Doctor.
Essa série é um pouco mais dramática que Atypical e traz uma reflexão bem importante que é sobre os autistas no ambiente de trabalho.
O tema central dessa série é a vida de um médico autista, que tem seu potencial testado várias vezes, pois ninguém acredita que ele é capaz de ser um bom profissional em virtude do transtorno.
Certamente, existem dificuldades que são significativas, em especial as de interação social. Apesar de ser um médico brilhante, Shaun, que é o personagem principal, não consegue se comunicar muito bem.
É uma série que fala muito sobre aceitação e sobre como pessoas do espectro podem, sim, ser grandes profissionais, apesar dos desafios.
Forrest Gump
Apesar de não ser oficialmente um filme sobre autismo, Forrest Gump traz em seu personagem principal, Forrest, elementos que podem ser características de alguém do espectro.
Em primeiro lugar, Forrest parece ter algumas dificuldades de comunicação, em especial de entender o sarcasmo, por exemplo, já que leva tudo ao pé da letra.
Essa é uma característica de pessoas autistas.
Além disso, ao longo do filme ele mostra alguns comportamentos repetitivos e também um grande hiperfoco: a corrida.
Então, apesar de não haver uma confirmação sobre isso, já se falou muito em Forrest ser uma pessoa autista.
O Contador
O ator Ben Affleck, em mais um dos filmes sobre autismo, O Contador, também interpreta um personagem que possui características de autismo.
Isso porque apesar dele ser extremamente inteligente e saber lidar com números como ninguém, tem dificuldades de interação social.
Essa é uma característica de alguns autistas, que possuem um hiperfoco ou altas habilidades em determinadas áreas.
Ainda, a dificuldade em interação social também é uma das principais características desse transtorno, como já falamos em outros textos aqui.
Rain Main
Uma produção da década de 80 que foi um dos primeiros filmes a falar sobre autismo, foi o filme Rain Main, estrelado por Tom Cruise e Dustin Hoffman.
No filme, Tom Cruise descobre que tem uma grande herança depois que seu pai faleceu, mas a herança foi deixada para o seu irmão que tem autismo.
Durante o filme o personagem de Tom Cruise começa a entender melhor o que é o transtorno do irmão e como a família é importante nesses casos.
A performance do ator Dustin Hoffman, que interpreta o irmão autista de Tom Cruise, ganhou o Oscar de melhor ator e o filme o Oscar de melhor filme, diretor e roteiro original.
Vale muito a pena assistir.
Meu Filho, Nosso Mundo
Mais um dos filmes que fala sobre autismo é o filme Meu Filho, Nosso Mundo.
É um filme de drama que mostra os desafios que os pais enfrentam na criação de um filho autista, em especial sobre qual a melhor maneira de criá-los.
Além disso, o personagem principal enfrenta outras situações além dessa, que faz com que ele simplesmente faça uma viagem de carro para encontrar um lugar onde possa ser feliz com o filho.
É um mais um dos filmes sobre autistas bem emocionantes e com atuações muito boas.
The A Word
Por fim, e seguindo na mesma linha do filme que indicamos antes, há também a série da BBC The A Word.
Essa série também mostra as mudanças em uma família depois que o filho mais novo recebe o diagnóstico de autismo.
Se você está passando por isso, assistir a essa série pode ser uma ótima forma de refletir sobre esse momento.
Então, assista essa lista que trouxemos hoje e volte aqui para nos contar o que achou, ou até mesmo indicar outro filme, ou série para incluirmos.
Meiriane Azeredo – CRP RS 07/26129